quinta-feira, 20 de março de 2008

Futebol reduz o cérebro

Desculpem-me os que gostam de futebol, mas para mim certas coisas são inaceitáveis.

Mais de uma vez, andando no metrô, eu já parei para ler camisetas alheias - afinal, todo mundo adora ler camisetas com dizeres garrafais, só para saciar a curiosidade. E, mais de uma vez, eu li um "Eu nunca vou te abandonar" seguido do símbolo do Corinthians. Que vontade eu tenho de empurrar essas pessoas na linha do metrô.
Não por elas serem corinthianas. Elas podiam torcer para o São Paulo, o Palmeiras ou o Clube Atlético Mineiro. Mas... "eu nunca vou te abandonar"?! Ah, tenha dó. É ridículo.
Primeiro, porque o Corinthians decididamente
não liga se você vai abandoná-lo ou não. Sério. Juro para você que, se você decidir virar palmeirense, o técnico do Corinthians não vai cortar os pulsos.
Segundo, porque eu não me conformo que as pessoas sejam ignorantes a ponto de acreditar nessa palhaçada toda. Corinthians na segunda divisão, na primeira, no quinto dos infernos... isso se chama pão-e-circo, e é uma política que distrai o público desde a Roma antiga. Como assim ainda funciona?
Terceiro, porque as pessoas fazem campanha para que o Corinthians não seja abandonado em vez de fazer campanha para que animais ou crianças não sejam abandonados. Se todo mundo desse mais valor à vida do que à porcaria do futebol, talvez nós estivéssemos um pouco mais evoluídos e menos miseráveis.

Às vezes eu acho que estou vivendo um daqueles pesadelos meus em que o mundo inteiro enloqueceu e só eu percebi. Ou será que quem está ficando louca sou eu?

2 comentários:

Noah Black disse...

Acho que a política do pão e circo ainda funciona porque o povo não sabe mais qual é o tipo de realidade existente sem isso. Também não sou chegada em futebol e muitos me condenam por só saber o nome do goleiro do meu time, e não vou discutir isso. Só digo que concordo xD
Feliz Páscoa, Penny - e descanso pra ti.

Pam Lima disse...

Não, Penny, tu não enlouqueceu. Vivemos nas cavernas ainda, somos dominados pela política do pão (bolsa família, bolsa educação, bolsa não-sei-o-quê) e circo (ah, o futebol). E isso não é só pq eu não vejo graça nenhuma no jogo. É pq é verdade.