sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Seriados

Eles me decepcionam, sabe. Quando aparece alguma coisa decente para assistir, é tirada do ar. É quase uma máxima dos seriados americanos.

Um bom exemplo disso é, para mim, Dead Like Me. Ninguém que eu conheço assistia a isso. A trama era sobre uma menina esquisita que morria e, em vez de ir para o além, encontrar com Deus, reencarnar ou coisa assim, ficava aqui na Terra, incumbida da podre tarefa de guiar os próximos falecidos até "a luz". E, como ela assumia uma imagem diferente da que tinha quando viva, não tinha como dar aquela aparecidinha mediúnica básica para a família (que nunca a amou em vida), o que restringia o seu círculo social a outros "ceifadores", como eles chamavam. O humor era curiosamente sombrio, os atores não eram lindos segundo o padrão estético vigente e cada episódio trazia uma reflexão muito profunda sobre a vida. Resultado: só houve duas temporadas da série. Uma lástima.

Agora o mesmo está para acontecer com The Riches. A primeira temporada acabou de ter fim na Fox e a segunda, de iniciar no Telecine Pipoca. E, reza a revista Monet, essa será a temporada final, devido ao pouco sucesso da série junto ao público. Para quem não acompanhou, a série conta a história da família Malloy, que foge de um grupo cigano (a palavra que eles usam é "viajante") e, após assistirem ao acidente que mata uma família de burgueses, se vêem indo à casa nova destes e tomando seu lugar. Assim, da noite para o dia, os cinco indivíduos peculiares passam de farsantes em um trailer a ricaços em um condomínio de luxo, com direito a escola particular para os filhos e emprego como advogado para o pai. Não é preciso dizer que isso gera uma confusão atrás da outra, o que garante que cada episódio tenha algo de emocionante. Agora, eu lhes pergunto: como assim não fez sucesso? Está certo que eu estou me precipitando um pouco - a revista Monet previu que Supernatural não passaria da primeira temporada e, bem, já está na quarta - mas, considerando já esse pouco sucesso de séries boas (as previsões da Monet não podem se basear no nada)... qual o problema desse público que só aceita séries quenão trazem nada de inovador, como Smallville (extremamente repetitivo, com Lex ou Lana baleados quando não se tem mais nada para contar no episódio), ou são comédias bobas, como Friends (nada contra comédias bobas em geral, adoro Everybody hates Chris), ou então têm muito sangue, como Dexter (série pela qual, só para constar, eu sou apaixonada)? O que aconteceu com Pushing Daisies, aquela coisa... fofa (não encontro outra palavra) sobre a qual a Warner nunca mais deu notícia?
Acho que a nós, telespectadores exigentes, cabe nos contentar com as séries boas que também contentam ao grande público. Amo Dexter. Mas queria mesmo que Pushing Daisies ainda estivesse passando e que The Riches não acabasse.

Nenhum comentário: